Ter uma presença digital tem se tornado um requisito fundamental para a sustentabilidade das vendas dos representantes comerciais. Isso quer dizer que os profissionais que não estão presentes nesse meio já estão um passo atrás para conquistar novos clientes. Ter o seu negócio na internet gera mais acessibilidade aos consumidores. Afinal, eles conseguem acessar seus serviços ou produtos rapidamente e ainda se comunicar facilmente com você. Além de ir muito além de fronteiras geográficas, a venda é feita de maneira ágil. Portanto, as empresas e vendedores precisam rever seus processos e abordagens. Afinal, as vendas precisam se tornar cada vez mais ágeis e qualificadas. Caso você não se atualize, será cada dia mais difícil manter a competitividade.
Por que devo estar na internet?
Segundo um relatório divulgado pela Hootsuite e We Are Social em 2018, mais da metade dos brasileiros já estão conectados. Então, se o consumidor que você quer alcançar está conectado, ter uma presença digital vai ampliar bastante os resultados das vendas, levando sua marca e produtos para muito mais pessoas. Um dos motivos mais importantes de estar na internet é simples: seus concorrentes já podem estar na sua frente. Ou seja, caso seus possíveis clientes pesquisem sobre algum produto que você vende e não encontrarem seu site, por exemplo, eles podem estar sendo direcionados a comprar na concorrência, que já utiliza uma boa estratégia digital.
Qual a melhor solução para fazer isso gastando pouco?
Você e seu negócio podem estar sempre conectados de uma maneira fácil e prática utilizando o seu site. Essa funcionalidade é o endereço onde você, seus vendedores e clientes, terão acesso ao sistema online, por meio do portal do cliente. Ou seja, seu cliente pode acessar, conhecer mais sobre o seu negócio, comprar seus produtos ou serviços, entrar em contato por e-mail e WhatsApp. Além disso, saber um pouco da sua história e acompanhar seus perfis nas redes sociais.
Sabemos que para manter um site envolve muitos gastos e dor de cabeça, pois é necessário usar um serviço de hospedagem (pago mensalmente ou anual) e ainda pagar alguém para criar o site. Mas com o seu site, você não tem esse tipo de preocupação e ainda pode personalizar alguns detalhes para deixá-lo com a cara de sua empresa, em poucos segundos (logomarca, cores, redes sociais, informações da sua empresa e formas de contato). E o melhor de tudo é que você pode integrar seu e-commerce B2B para que seu cliente faça compras rapidamente.
Use a tecnologia a seu favor
A tecnologia é aliada de qualquer vendedor. O mundo moderno fez dos clientes mais exigentes, e controlar as oportunidades que você tem em planilhas, ligações e visitas está cada vez mais difícil. Por isso, utilize tudo que pode te favorecer para se destacar no mercado e vender ainda mais. O vendedor conectado é uma nova realidade e quem não está se adaptando, está perdendo dinheiro. Os profissionais que estão se destacando são os que conseguem se comunicar com mais facilidade, de forma transparente e se adaptando às novas realidade.